Hoje vou te mostrar que, ter a solicitação de visto negado não é o fim do mundo. Há formas de se contornar isto: sem desespero e sem colocar abaixo seus projetos no exterior.
Indo direto ao ponto, sem te fazer perder tempo! Visto negado pode ser: a) problemas com documentos; b) situação particular específica; c) inexistência de vínculos com o Brasil; d) solicitação errada do tipo de visto.
Vou te contar um segredo. O que mais leva a ter um visto negado é problema de documentação. Sim, muitos deixam nas mãos de terceiros despachantes. Alguns – sem os conhecimentos jurídicos necessários – apenas juntam documentos. Não conferem a validade ou adequação do tipo do documento à legislação internacional e imigratória.
Outra situação que gera a negativa do visto é solicitar um tipo de visto diferente de seus objetivos no exterior. Preste atenção em solicitar o visto correto e alinhado com os objetivos de seu projeto ou viagem ao exterior. Dica importante!
A comprovação de vínculos com o Brasil é fundamental para alguns países, exemplos: EUA, Canadá e países europeus. Muitos solicitantes pecam em não detalhar nos formulários todos os vínculos no país, como valores, investimentos, bens, etc… Fique atento no preenchimento dos formulários, pois para cada vínculo no Brasil importará na comprovação pela documentação correta, principalmente na entrevista no consulado.
Em casos mais graves de negativa de visto, como no caso do solicitante já ter sido deportado ou ter ficado em situação irregular em algum país há a possibilidade de se pedir, em casos específicos, a reconsideração ou pedido de perdão. Mas este assunto deixarei para outro momento, senão este texto ficaria muito grande e poderia não te deixar chegar ao final, e pior: te confundir!
No dia da entrevista não diga mentiras e nem dê nenhuma “aumentadinha” nos fatos de sua vida!. O entrevistador no consulado – aquele homem atrás do bigode, pode ser sério e forte, além de perguntar muito, com cara de poucos, raros amigos, mas valorizará muito sua transparência e honestidade.
Lembre-se: a solicitação de visto não é apenas juntar documentos, entregar no consulado e começar a rezar para dar tudo certo! É o preenchimento correto dos requisitos trazidos pela lei de imigração do país para o qual deseja ir, motivo pelo qual sempre recomendamos a consulta a advogado especializado em imigração.
Por isso, sempre procure orientação jurídica especializada, principalmente quando o objetivo da viagem for estudo, trabalho, negócios ou investimento no exterior.
Mundo mundo vasto mundo!
Te vejo na próxima estação.